terça-feira, 19 de abril de 2016

Vamos ficar atentos!!

Atenção!!
Sintomas: febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam, também, diarréia e vômitos podendo, a exemplo da influenza sazonal, causar uma piora de doenças crônicas já existentes ou ocasionar complicações com pneumonia.


_____________________

Impetigo - uma bactéria que esta rondando os pequenos e é contagiosa!!

Vamos ficar atentos, mais uma entre tantas :(


Impetigo é a doença bacteriana de pele mais comum em crianças, especialmente no verão. Os germes responsáveis mais comuns são geralmente Staphylococcus aureus e Estreptococos beta-hemolítico do grupo A (Streptococcus pyogenes). Esta infecção é mais encontrada em países em desenvolvimento, onde o estilo de vida é mais precário, especialmente em países de clima quente e úmido.

Em geral, aqueles com maior suscetibilidade de desenvolver esta doença são as crianças menores de 10 anos, que frequentam locais coletivos (escolas e creches). Esta doença de pele é altamente contagiosa por contato direto com as lesões ou objetos contaminados (roupas, mãos), é absolutamente necessário às pessoas contaminadas ficarem em isolamento durante toda a infecção ou 48 horas após o início da antibióticoterapia por via oral. No que diz respeito aos adultos, os indivíduos imunocomprometidos e diabéticos são mais propensos a desenvolver a doença. Estes últimos podem desenvolver um caráter mais grave como o ectima, lesão mais profunda na pele, que pode levar à formação de cicatrizes. ¨Os sintomas desta doença são muito característicos: erupções cutâneas sob a forma de eritema, seguido pelo aparecimento de bolhas com a formação de crostas melicéricas (cor de mel).

A princípio, o estado geral é bom, o paciente não apresenta febre ou apresenta de forma leve.Estes sintomas geralmente são suficientes para o diagnóstico. Uma amostra bacteriológica para identificação do organismo causador é necessária nos casos de impetigo recorrente.O tratamento de impetigo se resume principalmente em limpar a pele com sabão e água, secagem e aplicação de creme antibiótico. Quando as lesões são extensas, a utilização de um antibiótico via oral é necessária.É possível a utilização de tratamentos alternativos para o impetigo, mas devem ser utilizados como complemento ao tratamento com antibióticos. O óleo essencial de árvore do chá misturado com óleo essencial de lavanda e óleo vegetal de amêndoa doce tem sido uma loção anticéptica e cicatrizante muito eficaz. A única precaução é a sensibilidade conhecida a estas plantas.Para a prevenção do impetigo é útil limpar qualquer ferida, seja um arranhão, uma injúria, porque representam uma porta de entrada às bactérias responsáveis por essa infecção cutânea. Além disso, é absolutamente necessário evitar o contato com qualquer pessoa doente, porque esta doença é particularmente contagiosa.

Emoticon frown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!