segunda-feira, 25 de abril de 2016

Autoavaliação institucional participativa

CARTA ÀS FAMÍLIAS DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS


Desde o ano passado acontece na Rede Municipal de Educação Infantil de São Paulo, o processo de Autoavaliação Institucional Participativa, por meio do uso dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, instrumento elaborado por um Grupo de Trabalho composto por representantes de profissionais que atuam na Rede Municipal.

É com grande alegria que convidamos as famílias/responsáveis, comunidade e rede de apoio para participarem dos processos de avaliação que ocorrerão nas Escolas e Centros de Educação Infantil da cidade em dois momentos.

Primeiramente, com a aplicação da própria Avaliação que está prevista para acontecer entre os dias 19 e 30 de abril. O segundo momento será a elaboração de um plano de ação decorrente da aplicação dos Indicadores, prevista entre 17 e 29 de maio. Procure a Unidade Educacional de seu bebê ou criança para informar-se quanto aos dias em que a escola realizará a avaliação.

Esses momentos tem o objetivo de avaliar e tornar público o trabalho desenvolvido nas Unidades de Educação Infantil da cidade, considerando a realidade concreta das Unidades na busca da cooperação entre famílias/responsáveis, comunidade, rede de apoio e escola para o aprimoramento e transformação dos contextos educativos visando à qualidade social da Educação Infantil.

Não deixem de participar deste importante processo que busca a melhoria da qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Educação Infantil da nossa cidade.

No nosso Centro de Educação Infantil Vila Clarice
será no dia da Parada Pedagógica 29/04 das 8:00 às 12:00.

Contamos com a participação de todas as famílias/responsáveis, comunidade e rede de apoio!

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

quarta-feira, 20 de abril de 2016

SAÚDE BUCAL É PARA VIDA TODA!!


O sorriso e saúde bucal das crianças, devem ser protegidos e infelizmente, vem sendo ameaçados! As crianças e adolescentes, em fase escolar são os maiores consumidores de alimentos industrializados e açucarados. Geralmente os pais ou responsáveis, por desinformação ou falta de tempo, não conseguem visualizar esses problemas.

Sendo assim, o CEI Vila Clarice em parceria com a COP (Clínica Odontológica Pirituba), preocupados com isso, estamos à disposição para orientá-los, verificando através de uma avaliação na escola de forma gratuita, por profissionais da área composta por Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB).


Pais e responsáveis, segue na agenda das crianças 
as devidas autorizações para avaliação, prevista para 28 de Abril. 

CEI Vila Clarice em Parceria - Clínica Odontológica Pirituba.

28/04/2016 - Visita do Dentista :)

terça-feira, 19 de abril de 2016

Vamos ficar atentos!!

Atenção!!
Sintomas: febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam, também, diarréia e vômitos podendo, a exemplo da influenza sazonal, causar uma piora de doenças crônicas já existentes ou ocasionar complicações com pneumonia.


_____________________

Impetigo - uma bactéria que esta rondando os pequenos e é contagiosa!!

Vamos ficar atentos, mais uma entre tantas :(


Impetigo é a doença bacteriana de pele mais comum em crianças, especialmente no verão. Os germes responsáveis mais comuns são geralmente Staphylococcus aureus e Estreptococos beta-hemolítico do grupo A (Streptococcus pyogenes). Esta infecção é mais encontrada em países em desenvolvimento, onde o estilo de vida é mais precário, especialmente em países de clima quente e úmido.

Em geral, aqueles com maior suscetibilidade de desenvolver esta doença são as crianças menores de 10 anos, que frequentam locais coletivos (escolas e creches). Esta doença de pele é altamente contagiosa por contato direto com as lesões ou objetos contaminados (roupas, mãos), é absolutamente necessário às pessoas contaminadas ficarem em isolamento durante toda a infecção ou 48 horas após o início da antibióticoterapia por via oral. No que diz respeito aos adultos, os indivíduos imunocomprometidos e diabéticos são mais propensos a desenvolver a doença. Estes últimos podem desenvolver um caráter mais grave como o ectima, lesão mais profunda na pele, que pode levar à formação de cicatrizes. ¨Os sintomas desta doença são muito característicos: erupções cutâneas sob a forma de eritema, seguido pelo aparecimento de bolhas com a formação de crostas melicéricas (cor de mel).

A princípio, o estado geral é bom, o paciente não apresenta febre ou apresenta de forma leve.Estes sintomas geralmente são suficientes para o diagnóstico. Uma amostra bacteriológica para identificação do organismo causador é necessária nos casos de impetigo recorrente.O tratamento de impetigo se resume principalmente em limpar a pele com sabão e água, secagem e aplicação de creme antibiótico. Quando as lesões são extensas, a utilização de um antibiótico via oral é necessária.É possível a utilização de tratamentos alternativos para o impetigo, mas devem ser utilizados como complemento ao tratamento com antibióticos. O óleo essencial de árvore do chá misturado com óleo essencial de lavanda e óleo vegetal de amêndoa doce tem sido uma loção anticéptica e cicatrizante muito eficaz. A única precaução é a sensibilidade conhecida a estas plantas.Para a prevenção do impetigo é útil limpar qualquer ferida, seja um arranhão, uma injúria, porque representam uma porta de entrada às bactérias responsáveis por essa infecção cutânea. Além disso, é absolutamente necessário evitar o contato com qualquer pessoa doente, porque esta doença é particularmente contagiosa.

Emoticon frown