A mordida também é uma forma de comunicação
Ainda que desprovida de má intenção, a mordida é uma agressão, provoca dor e deixa marca.
Por isso, precisa ser combatida.
O primeiro passo é identificar as situações em que acontece. "Ela pode significar muitas coisas: demonstração de carinho - por vezes, aprendida em casa, com os pais - ou de interesse pelo colega, disputa por brinquedo, irritabilidade, tédio e até um meio de chamar a atenção".
Não podemos esquecer que nessa faixa etária os pequenos
estão desbravando o mundo por meio da via oral.
A atenção com relação a este tema, permeia em diversas atividades no CEI Vila Clarice, em especial esta semana a turminha da centopéia ((Berçário II DEF)), com as Professoras Amanda, Maristela e Soraia, fizeram um teatrinho com fantoches, falando sobre os sentimentos ao serem mordidos, choram, sentem dor, ficam tristes como a florzinha :(
O coleguinha de classe não quis dividir o brinquedo? Nhac!
A mãe está grávida de um irmãozinho? Nhac!
Ninguém dá a atenção exigida? Nhac!
Mais do que uma reação de raiva, as mordidas dadas pelas crianças pequenas, com até 2 ou 3 anos de idade, são uma forma de comunicação e de expressão de sentimentos. "Nessa primeira etapa da vida, a criança ainda não domina a linguagem. Então, a forma que ela tem para se expressar, para se comunicar e interagir com os outros é pelos meios físicos, como morder, bater, puxar o cabelo".